Nos dias 23, 24 e 25 nossa querida colaboradora Esmeralda, que veio direto da Argentina, pode nos passar um pouco da sua especialidade na prática de expressão corporal, que se chama Contato Improvisação. Segundo Esmeralda é importantíssimo sentirmos nosso corpo como um todo, sabendo seus limites e seus prazeres. Um dos ensinamentos mais interessantes praticados é o olhar interior, onde as pessoas colocam vendas nos olhos e “dançam”em torno de outras pessoas. Ao ocorrer o toque você deve perceber o olhar interior do seu corpo.

Foto por: Lika

Para entender melhor essa prática, segue um fragmento de texto abaixo:

” O CONTATO IMPROVISAÇÃO é uma técnica surgida nos EUA no início dos anos 70, no marco da dança pós-moderna, e logo amplamente disseminada fora do âmbito artístico por vários países do mundo como uma nova “dança social”.

Baseia-se no toque e na expansão das percepções para o desenvolvimento de um diálogo físico, profundo e espontâneo.

Em sua origem, e ainda hoje nas abordagens mais “puras”, fez-se necessária a dessexualização do toque, pois propõe um nível de envolvimento físico de grande intimidade. O foco está no aumento de possibilidades do sentido do tato como orientador do movimento, facilitador da entrega e potencializador de níveis mais sutis de comunicação não-verbal. Isso requer que você reconheça a identidade e integridade do outro, a partir da “escuta corporal”.

É certo que todos temos um corpo, mas temos limitada consciência dele.

Não importa qual seja o sexo ou a condição do corpo, pois a técnica não é muito estilizada, nem muito rígida em sua fórmula. Não é sobre quão rápido, alto, forte, flexível o indivíduo pode ser, não é esse o ponto.  O ponto está na qualidade de uma parceria, não na quantidade.”

Fonte: http://contactinrio.jimdo.com/homepage/afinal-de-contas-o-que-%C3%A9-contato-improvisa%C3%A7%C3%A3o-after-all-what-contact-improvisation-is/

Recomendo a todos que pratiquem ou pelo menos busquem explorar mais seus corpos.

Paz, Contato e Improvisação.

Caio Palmieri Mantovani – Produtora Cultural Colaborativa

Anúncios